Atualizado em 4 de maio de 2023.
O que você encontrará aqui
Muitas empresas que já estão avaliando a contratação de uma consultoria ou mesmo aquelas que estão apenas na fase de cogitação, se perguntam: quando contratar uma consultoria empresarial? Há um momento ideal?
Obviamente, o momento adequado para contratar uma consultoria depende da realidade de cada empresa, tanto em termos de necessidades e objetivos como de capacidade de investimento. E este é um fato importante: uma consultoria deve ser encarada como um investimento sobre o qual você terá um determinado retorno, e não como uma despesa a mais da empresa.
O ponto inicial para decidir quando contratar é uma clareza sobre as reais necessidades e objetivos da empresa.
Compreensão das necessidades e dos serviços da consultoria
A atuação de uma consultoria empresa está diretamente relacionada a um objetivo a ser alcançado:
- Aumento das vendas;
- Reorganização dos processos de trabalho e das atividades;
- Melhoria do desempenho dos funcionários;
- Aumento da produtividade;
- Elaboração de uma estratégia empresarial;
- Desenvolvimento de um estudo de mercado;
- Reestruturação financeira;
- Entre outros.
É preciso, portanto, que a empresa que deseja contratar uma consultoria tenha uma compreensão profunda sobre qual é a necessidade da empresa e como ela acredita que uma consultoria pode auxiliá-la.
O trabalho dos consultores não substitui aquilo que é de responsabilidade dos sócios, administradores e gestores da empresa-cliente. Portanto, é a equipe interna da empresa que deve conhecer a realidade atual e o objetivo a ser alcançado. Os consultores trabalham para ligar uma situação à outra: sair da realidade atual e chegar ao objetivo almejado. Para isso é que serão realizadas as reuniões entre os consultores e o cliente e haverá tantas horas de trabalho focado.
Nesse artigo da Decmer você encontra uma boa ajuda para analisar a situação da sua empresa.
Quando contratar uma consultoria – Escolhendo o momento certo
Ao decidir quando contratar uma consultoria empresarial, alguns fatores devem ser considerados ao determinar o momento certo:
- Acolhida da empresa que deseja contratar para receber o auxílio e as considerações de um profissional de fora da empresa;
- Tempo determinado para alcançar o objetivo e tempo proposto pela empresa de consultoria;
- Disponibilidade de recursos;
- Ter encontrado uma empresa de consultoria com a qual houve identificação e confiança (além, claro, de a empresa de consultoria possuir as competências necessárias para realizar o trabalho).
De todos esses fatores, gostaríamos de chamar a atenção para um: a preparação da empresa para receber a consultoria. Muitas empresas encontram um consultor capaz de oferecer a solução no prazo desejo, possui competência para isso e a empresa tem o dinheiro para investir, porém não está preparada e aberta para receber um profissional de fora da empresa que irá conhecer detalhes sobre o negócio e propor soluções e mudanças.
Por isso, o momento ideal está diretamente relacionado com a preparação da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria.
Há ainda um último fator: a real compreensão do que é o trabalho de uma consultoria. Do contrário, as expectativas podem não ficar alinhadas e a contratação de uma consultoria se tornar uma frustração.
Por que contratar uma consultoria empresarial?
Para ajudar as empresas a compreenderem como acontece uma consultoria empresarial e quais são os seus benefícios, a Decmer Consultoria Empresarial elaborou um material gratuito: Por que contratar uma consultoria empresarial?
Aproveite para compreender ainda mais como uma consultoria pode ajudar a sua empresa e então tome a decisão acertada sobre quando contratar uma consultoria.
Não se esqueça de a consultoria é a consultoria é um trabalho conjunto entre o cliente e o consultor.
Quer entender mais sobre isso? Acesse o artigo: A importância da reunião entre o consultor e o cliente