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Estratégia de mercado – Caminho para o crescimento

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  • Consultor Decmer
  • 12 de agosto de 2016

Atualizado em 4 de maio de 2023.

O que você encontrará aqui

  • A importância da estratégia de mercado
  • Estratégia de mercado como caminho para o crescimento
    • Um investimento que vale a pena
    • Conhecer os concorrentes
    • Estudar os consumidores e clientes
    • Realizar um monitoramento do mercado
    • Estratégia de desenvolvimento de mercado
  • A importância da revisão da estratégia de mercado
    • Como uma consultoria de mercado pode ajudar
    • Conheça o trabalho de uma consultoria empresarial
  • Conclusão

Desenvolver uma estratégia de mercado é peça-chave para o sucesso de uma empresa. Em meio à competição acirrada imposta pelo mercado, é essa estratégia que guiará a empresa rumo ao sucesso.

De fato, possuir produtos e serviços de qualidade, uma equipe de profissionais de alto nível e uma estrutura física, gerencial e tecnológica é fundamental para conquistar os objetivos almejados. Porém, tudo isso será em vão se uma estratégia não conciliar todas essas coisas e conduzir a empresa na direção certa.

O papel da estratégia de mercado, portanto, é apontar a direção, a forma e os meios que serão utilizados para que a empresa supere todos os desafios.

Você pode aprofundar ainda mais sobre esse assunto através dos seguintes artigos:

  • Estratégia empresarial – Como conseguir melhores resultados
  • Qual a estratégia da sua empresa para crescer?
Estratégia mercadológica

A importância da estratégia de mercado

Toda empresa deseja crescer e trabalha diariamente e arduamente para isso. Essa expansão de mercado pode se dar das mais variadas formas (ou de um conjunto delas):

  • Crescimento de faturamento;
  • Crescimento da qualidade dos produtos e serviços;
  • Crescimento da estrutura física;
  • Crescimento dos investimentos;
  • Entre outros;

É sabido, contudo, que uma empresa não é uma ilha; uma empresa não estará isolada do mundo, mas compete com outras organizações para conquistar consumidores, reconhecimento e espaço.

E uma vez que toda empresa está em um ambiente de competição que sofre mudanças contínuas, o qual chamamos de mercado, é necessário que se tenha uma estratégia de atuação, ou seja, uma estratégia de mercado.

A estratégia de mercado está relacionada ao mercado competitivo em que a empresa se insere e tem o dever de compreender esse ambiente e apontar os melhores caminhos a seguir, nos mais variados cenários.

Possuir uma estratégia, portanto, não é apenas uma boa prática de administração recomendada em livros e cursos. Trata-se de algo totalmente necessário para enfrentar com sucesso os desafios que o ambiente externo impõe.

Podemos, de maneira simplificada e prática, ter em mente 4 perguntas essenciais:

  1. Quais são os objetivos da minha empresa?
  2. Quem são os meus concorrentes e como eles atuam?
  3. Quem são os meus consumidores e quais são as suas demandas?
  4. Quais são os produtos e serviços que minha empresa oferece e quais problemas e demandas eles resolvem?

Essas 4 perguntas podem ser desdobradas em outras mais específicas, mas elas já apontam a importância e o caminho para o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica: antes de decidir como o caminho será percorrido, é preciso ter clareza sobre onde se quer chegar e ter um conhecimento profundo e atualizado sobre tudo o que compõe e influencia esse ambiente.

Para entender como sua empresa está preparada para competir no mercado, faça o download do Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.

Estratégia de mercado como caminho para o crescimento

Quando falamos de estratégia de mercado, portanto, é preciso ter em mente que se trata de uma ferramenta que aponta continuamente o caminho para o crescimento empresarial.

O problema na maioria das empresas (principalmente nas empresas de micro, pequeno e médio portes) é que apesar de quererem crescer, não possuem uma estratégia definida para isso (tratamos desse assunto no artigo Qual a estratégia da sua empresa para crescer?). E aquelas que possuem alguma estratégia acabam por não formalizá-la ou deixam sem revisão por um longo período.

O simples fato de iniciar (e concluir) o desenvolvimento de uma estratégia mercadológica – desde que seja realizado um bom trabalho de elaboração – já coloca a empresa no caminho certo. Isso porque elaborar uma estratégia implica em analisar o passado e o presente, planejar o futuro e preparar e realizações ações para que os objetivos sejam alcançados.

Entretanto, a dificuldade de muitas empresas está justamente em encontrar tempo e disposição para desenvolver uma estratégia. Envolvidos pela operação do negócio e ocupados com problemas do dia-a-dia, os sócios, diretores, gestores e líderes não encontram tempo para planejar. Ou ainda, no pior dos casos, consideram desnecessário ou pouco relevante parar para realizar análises, estudos e decisões quando há tanta coisa para resolver.

Um investimento que vale a pena

Quando uma empresa toma a iniciativa e dedica tempo e recursos para se atualizar sobre o mercado, conhecer os concorrentes, informar-se sobre os seus clientes e elaborar formas de melhorar o seu desempenho, ela realizar um investimento valioso e de extrema importância para o sucesso da sua empresa.

Com nossa experiência no atendimento a empresas de todos os portes, podemos afirmar que muitos dos problemas enfrentados por essas empresas se deve ao fato de não possuírem uma estratégia de mercado, e por isso vivem realizando tentativas infinitas e frustrantes e a cada momento seguem um caminho diferente, sem o mínimo de certeza de que alcançarão os seus objetivos.

Portanto, se sua empresa deseja ir para uma situação em que nunca esteve antes, faça antes um bom estudo e planejamento, e com certeza suas chances de sucesso aumentarão. E se necessário, recorra a uma consultoria especializada para elaborar sua estratégia de mercado.

Estratégia de mercado

Conhecer os concorrentes

Um ponto fundamental quando falamos de estratégia de mercado é conhecer os concorrentes. Se já está claro que estamos falando de uma estratégia para ajudar a competir no mercado, então também deve ficar claro que precisamos conhecer com quem estamos competindo. Do contrário, como desenvolver uma estratégia?

Aqui surge um detalhe importante: aquilo que pode parecer mais óbvio é onde muitos descuidam.

Há empresas que afirmam que conhecem os seus concorrentes. Mas quando questionadas sobre eles, o que sabem afirmar com certeza à respeito é o nome da empresa, algumas pessoas que lá trabalham, os produtos e serviços que oferecem, alguns diferenciais competitivos e os principais clientes.

No entanto, basta ir um pouco mais fundo para descobrir que:

  • Trata-se de um conhecimento superficial;
  • Muitas informações estão desatualizadas, pois foram adquiridas em algum momento distante do passado e erroneamente assumidas como sendo eternas;
  • São informações subjetivas e muitas vezes relacionadas apenas ao passado do concorrente, e não ao presente e tampouco relacionadas ao futuro (isto é, aquilo que os concorrentes estão fazendo a partir do hoje e o que esperam com isso).

Além disso, quando falamos de uma estratégia de desenvolvimento de mercado, o mais importante é conhecer os concorrentes estrategicamente.

Isso significa que as informações mais valiosas que devem ser coletadas e analisadas sobre os concorrentes não são aquelas que todo mundo já sabe. O importante é realizar uma análise que permita descobrir as escolhas e decisões que os concorrentes estão realizando, o que eles esperam com isso e quais as ações que mostram a maneira estratégica dessas empresas agirem.

Estudar os consumidores e clientes

Se, por um lado, o mercado é competitivo devido à concorrência, por outro lado podemos afirmar que lutar contra outras empresas não é o objetivo final.

Quando uma empresa desloca quase toda a sua atenção para os concorrentes, acompanhando e respondendo aos seus movimentos, ela corre o sério risco de tirar o foco do que é essencial: os consumidores e clientes.

Também aqui no blog da Decmer já publicamos diversos artigos que tratam sobre esse tema. Aproveite e aprofunde os seus conhecimentos:

  • 5 dicas para conhecer os clientes do seu negócio
  • 7 dicas para conhecer melhor o cliente

Uma dica importante: deixe de lado os conceitos e verdades assumidos no passado sobre os consumidores e clientes e que não foram testados atualmente e que não tem indicação de que permanecerão no futuro.

Para elaborar a sua estratégia de expansão de mercado, tenha consciência da importância de conhecer profundamente – e para isso é preciso estudar – os seus consumidores e clientes. Tenha convicção de que ainda há muito para ser aprendido além daquilo que sua empresa já tem conhecimento.

Ao conhecer mais detalhadamente os consumidores e clientes, sua empresa ganha a oportunidade de abordar e atendê-los de maneira mais eficaz e de oferecer soluções mais adequadas.

Ganha também a oportunidade de ajustar a sua estratégia de segmentação de mercado, oferecendo soluções, serviços e produtos mais adequados.

Vale lembrar que assim como os concorrentes – e o mercado em geral – estão em contínua mudança e evolução, o mesmo diz respeito aos consumidores. Daí a importância de realizar um verdadeiro acompanhamento dos seus clientes e potenciais clientes.

Realizar um monitoramento do mercado

Outro fator fundamental que deve ser considerado em uma estratégia de mercado diz respeito à capacidade da empresa de acompanhar as mudanças e novidades que surgem. Afinal, estamos falando do mercado e nele há movimentos contínuos que afetam todos aqueles que dele participam.

Cada vez mais ganha importância a necessidade de monitorar o mercado e conseguir extrair desse acompanhamento as oportunidades e ameaças.

Para entender ainda melhor essa questão, faça o download do e-book: Razões para monitorar o mercado.

Dentre os motivos para monitorar o mercado e utilizar das informações para desenvolver e manter a estratégia mercadológica ou de marketing atualizada, podemos citar:

  • As mudanças estão ocorrendo muito rapidamente;
  • Oportunidades podem ser descobertas;
  • Os riscos precisam ser identificados o quanto antes;
  • Decisão errada custa caro;
  • Há muita informação disponível e pouco tempo para analisá-las somente periodicamente.

Estratégia de desenvolvimento de mercado

Vale notar ainda a estratégia de desenvolvimento de mercado, quando uma empresa busca entrar em um mercado onde ela ainda não atua para oferecer seus produtos e serviços (ou, quem sabe, um novo produto ou serviço).

E quando falamos do desenvolvimento de mercado, a estratégia ganha um peso ainda maior: a empresa estará entrará entrando em um espaço desconhecido (ou, ao menos, mais desconhecido do que os mercados em que ela atua atualmente) e precisa antes estudar esse mercado e traçar uma estratégia adequada.

Ganha peso aqui a realização de um ótimo estudo de mercado, o qual servirá de base de para o desenvolvimento da estratégia.

Se quiser conhecer mais a fundo o trabalho de Inteligência de Mercado, dentro do qual se realizam estudos de mercado, recomendamos a leitura do artigo:

  • Inteligência de Mercado – Como pode ajudar a sua empresa
Estratégia de mercado

A importância da revisão da estratégia de mercado

Por fim, é importante dizer: não basta elaborar a estratégia de mercado. É preciso revisá-la constantemente.

Aqui é importante esclarecer essa revisão. Não estamos nos referindo a jogar a estratégia no lixo quando algo sair dos planos, tampouco de abandonar a sua essência quando alguma decisão não foi acertada. Se assim fosse, não faria sentido elaborar uma estratégia e na primeira dificuldade abandoná-la.

É importante aqui ficarmos com o simples e mais claro: quando falamos de “revisar”, estamos falando de “rever”, ou seja, “ver novamente”.

Tão primordial quanto possuir uma estratégia é constantemente olhá-la e ir realizando pequenos ajustes. Quando um planejamento é continuamente analisado e utilizado ele não precisa de grandes mudanças, mas apenas de pequenos ajustes.

Ainda que as mudanças no mundo estejam acontecendo em ritmo intenso, elas não acontecem da noite para o dia, isto é, de repente. Trata-se de um processo que tem um início, que vai se desenvolvendo e alcança o seu ápice em algum momento. Daí, mais uma vez, a importância de monitorar o mercado.

Como uma consultoria de mercado pode ajudar

Diante de tanto trabalho a ser feito e compreendendo melhor a importância de dedicar tempo e recursos para desenvolver uma estratégia concisa e de qualidade, muitas empresas ficam paralisadas. É aí que uma consultoria de mercado pode ajudar.

Conheça mais sobre esse trabalho no artigo que escrevemos: Consultoria de mercado – Como ela pode ajudar.

Você também pode conhecer melhor o trabalho da área de Estratégia Empresarial e de Inteligência de Mercado da Decmer.

Conheça o trabalho de uma consultoria empresarial

Para ajudar os empresários, diretores e gestores a compreender melhor o trabalho de uma consultoria empresarial, nós desenvolvemos o e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Conclusão

Com o mercado cada vez mais competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes e com novidades que surgem a cada momento, é simplesmente fundamental possuir uma estratégia de atuação para alcançar o sucesso. Do contrário, são os movimentos do mercado que levarão a empresa, e nem sempre será para o lugar desejado.

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