
Atualizado em 8 de junho de 2023.
O que você encontrará aqui
Saber como estruturar uma empresa e realizar as ações necessárias é, de fato, um caminho para o sucesso. E isso é válido tanto para novas empresas como para empresas que já foram constituídas que sentem a necessidade de reestruturar o seu negócio.
Não se trata, porém, de um caminho simples ou rápido. Como todo empreendedor deseja que sua empresa gere excelentes resultados e faça isso de uma maneira eficiente, é preciso gastar tempo e investir recursos para possuir uma boa estrutura de gestão e de atuação no mercado.
Nesse artigo não tratamos de algo “mágico” ou de passos fáceis para estruturar uma empresa. Mas queremos abordar a essência dessa questão: o que deve ser objeto de atenção e cuidado dos empreendedores e gestores para que uma empresa seja bem estruturada e alcance o sucesso.
Aqui no blog da Decmer Consultoria Empresarial você pode encontrar outros artigos que tratam dessa temática e que dão dicas para seguir o caminho de uma empresa bem estruturada e gerenciada. Veja alguns deles:
- Consultoria organizacional para pequenas empresas
- 6 motivos para analisar a sua empresa
- Reestruturação organizacional – Melhorando os resultados de uma empresa
E caso você deseje estruturar a sua empresa, não deixe de conhecer a Decmer.
Como estruturar uma empresa
Para um novo negócio, é fundamental uma estruturação inicial que permita à empresa, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade necessária para responder às demandas do mercado e à realidade de uma empresa em seu estágio inicial, mas também ter uma estrutura que permita crescer de maneira sólida e segura.
Estruturar uma empresa não diz respeito apenas a ações rápidas que podem ser realizadas, mas principalmente à essência do negócio: o que se pretende? Aonde a empresa quer chegar? O que é esperado a nível mercadológico?
Ou seja, realizar uma boa estruturação está, em primeiro lugar, relacionado ao negócio que está sendo empreendido.
Entenda as características do negócio
Ainda que existam semelhanças entre todos os tipos de empresas (toda empresa demanda pagar contas, emitir cobranças, gerenciar os funcionários, captar novos clientes, entre outras atividades comuns), há também aquilo que é próprio de cada negócio, e este último é o principal.
Há negócios que demandam uma flexibilidade maior, enquanto há outros que demandam um maior controle. Há empresas que oferecem soluções inovadoras, outras que atuam em mercados já bem estabelecidos. E tudo isso interfere na forma de estruturar uma empresa.
Portanto, o primeiro passo para uma boa estruturação está muito mais relacionado às questões estratégicas, e não estruturais. É a sua estratégia e os seus objetivos que determinarão como a empresa deve ser estruturada.
Como estruturar uma nova empresa?
Quando falamos de uma empresa nascente (talvez ainda como uma ideia na mente daqueles que querem empreender), torna-se ainda mais relevante pensar na estrutura da nova empresa.
Decisões errôneas logo no início do logo pode gerar uma série de consequências negativas:
- Custos elevados;
- Investimentos além ou aquém do necessário;
- Insatisfação de sócios e colaboradores;
- Dificuldade para posicionar a empresa no mercado;
- Entre outros.
Ao falar sobre como estruturar uma empresa do zero não é apenas pensar no produto ou serviço que será oferecido ou qual será o público consumidor. Há muitos outros aspectos envolvidos.
Estruturar uma nova empresa consiste em analisar, definir e planejar como a empresa funcionará internamente e como atuará em seu mercado. Trata-se, portanto, de um olhar interno e externo ao negócio.
A necessidade de reestruturar uma empresa
Há ainda outro cenário: uma empresa já estabelecida no mercado, ao fazer uma análise do seu negócio, percebe que este precisa ser reestruturado, a fim de obter resultados mais satisfatórios. Assim, a pergunta poderia ser: como reestruturar uma empresa?
Também nesse caso continua sendo importante conhecer e determinar os objetivos e a estratégia de atuação, mas aqui se torna fundamental realizar um profundo diagnóstico de como está a empresa atualmente.
Reestruturar uma empresa demanda um cuidado ainda maior pois trata-se de um negócio que já está em operação. Isso significa que as mudanças que serão realizadas ocorrerão ao mesmo tempo em que o trabalho cotidiano acontece.
É preciso identificar o que, de fato, está abaixo das expectativas, realizar uma boa análise das causas e desenvolver um planejamento apurado para solucionar essa situação, a fim de que a implantação das mudanças ocorra de maneira tranquila.
É importante perceber, portanto, que estruturar (ou reestruturar) uma empresa está muito mais relacionado à capacidade de identificar o problema, analisá-lo e gerar as soluções do que com algumas ações práticas (as quais são fundamentais, mas possuem um efeito mais concreto quando bem preparadas).

A atenção para a gestão
No que diz respeito à gestão, é fundamental, ao estruturar uma empresa, ter em vista as boas práticas gerenciais e adotar posturas, procedimentos e políticas que estejam adequadas aos objetivos e ao tipo de negócio.
Uma empresa é um organismo vivo onde tudo está interligado. Cada departamento e atividade que ela realiza estão vinculados a outro departamento ou atividade. Além disso, uma empresa é formada por pessoas, sendo que essas utilizam sistemas, ferramentas, equipamentos e demandam uma estrutura para o seu trabalho. E tudo isso precisa ser gerenciado.
Também o que ocorre fora da empresa e que de alguma forma afeta os negócios precisa ser gerenciado.
Saber como estruturar uma empresa está relacionado a conseguir gerenciar diversas atividades, pessoas, situações e recursos para que tudo caminhe na direção dos objetivos almejados.
A dificuldade maior, portanto, para estruturar uma empresa gerencialmente não está nas ações para estruturar, mas sim em enxergar toda essa teia de relações que perpassa a empresa e conseguir sincronizar da melhor forma tudo isso.
Mudanças sempre presentes
Vale ainda lembrar que tudo isso está em contínua mudança. Isso significa que, ainda que existam momentos (eventos isolados) em que uma empresa necessite ser estruturada ou reestruturada gerencialmente, na verdade continuamente ela precisa se adaptar para continuar competitiva no mercado.
A reestruturação está, portanto, relacionada à necessidade que uma empresa tem de se adequar ao contexto que está vivendo, ao horizonte que ela está enxergando e ao necessário para alcançar os seus objetivos.
À medida em que as mudanças ocorrem – interna e externamente – as empresas precisam responder a esses mudanças.
E muitas vezes a melhor resposta (ou uma resposta necessária) é reestruturando a empresa.
O cuidado com os aspectos mercadológicos
Outro fator de extrema importância no momento de estruturar uma empresa é o mercado.
Há um engano muitas vezes cometido que, ao pensar sobre como estruturar uma empresa, são levadas em consideração apenas as questões internas e gerenciais, não dando a devida importância sobre como o mercado pode impactar.
Vale aqui lembrar que uma empresa não existe para si e não está isolada no mundo. Toda empresa está inserida em um ambiente competitivo e continuamente é influenciado e influencia esse ambiente.
Isso significa que é preciso levar em consideração como as características do mercado exigem ou trazem oportunidades no que diz respeito à estruturação empresarial.
Como está o conhecimento do mercado da sua empresa?
Sua empresa realmente conhece os concorrentes? Conhece a fundo os consumidores e clientes? Sabe dizer quais são as tendências de consumo? E em meio a tudo isso, qual a estratégia da sua empresa para crescer?
Ter clareza e profundidade sobre essas questões influencia diretamente na maneira como uma empresa deve ser estruturada.
Isso porque uma empresa não existe isoladamente.
Toda empresa está inserida em um mercado, onde nele existem os competidores, os consumidores, os fornecedores e diversos stakeholders.
Sua empresa deve ser estruturada para que seja competitiva no mercado em que está inserida. Assim, é fundamental que exista um conhecimento de mercado aprofundado para que a estruturação tenha sucesso.
E não somente aprofundado, mas também atualizado. O mercado é dinâmico e continuamente sofre mutações (novos concorrentes, novos produtos e serviços, novas estratégias de marketing, mudanças de posicionamento, novas leis, etc.), e sem esse conhecimento corre-se o risco de estruturar uma empresa que não estará preparada para se destacar.
Quer aprender mais sobre a importância de conhecer o mercado e como fazer isso na prática? Confira esses artigos da Decmer:
- Preferências do consumidor – Como identificar e adequar a estratégia
- Concorrentes – O mínimo que se deve conhecer
- Estudo mercadológico – Como um estudo de mercado pode ajudar a sua empresa
A importância do planejamento
Como dito anteriormente, em meio a tudo isso, o fundamental é estabelecer um bom planejamento. De nada adiantará iniciar uma estruturação e perceber, ao longo do caminho, que sequer a ação de estruturar estava estruturada.
É importante gastar tempo estudando, analisando e planejando toda mudança que será necessário realizar. Há muitos empreendedores que tendem a acreditar que planejar não é agir. Porém, percebemos continuamente aqui na Decmer que toda ação bem planejada alcança melhores resultados ao final do que tudo o que foi feito por impulso ou sem o devido preparo.
Buscando ajuda para estruturar uma empresa
Tudo isso demonstrar que estruturar ou reestruturar uma empresa não é uma tarefa fácil. Exige conhecimento, experiência e dedicação.
Vale ainda considerar que, principalmente em empresas já atuantes no mercado, a estruturação (ou reestruturação) ocorre em meio às demais atividades da empresa, o que dificulta o alcance dos resultados esperados.
Por isso, um bom caminho é contar com o auxílio de uma consultoria empresarial.
Entenda como uma consultoria empresarial pode ajudar na estruturação de empresas
O primeiro ponto a ter em mente é que uma consultoria empresarial é formada por pessoas, ferramentas e métodos que trazem consigo conhecimento, experiência e agilidade para a solução de problemas empresariais.
Em outras palavras, ao contar com o auxílio de uma consultoria empresarial sua empresa está acelerando o processo de mudança e de alcance de resultados.
Não se trata, portanto, de um pedido de socorro, como se fosse algo reservado àquelas empresas que estão em situação crítica.
Sua empresa cuidada por especialistas
A empresa de consultoria, com seu time de consultores, analistas e assistentes, surge como uma especialista em sua área de atuação e, por isso, pode entregar resultados que somente um especialista entrega.
Considere as mais diversas áreas de especialidade, por exemplo, dentro da medicina. Ao recorrer a um especialista gastrointestinal você terá melhores resultados, se essa for a sua demanda, do que se recorresse a um clínico geral ou a outra especialidade que não entenda em profundidade dessa área.
O mesmo acontece quando falamos de uma empresa.
Quer compreender melhor como uma consultoria empresarial pode ajudar nessa atividade? Faça o download do Kit: Compreendendo a Consultoria Empresarial.
